Thursday, April 7, 2016

Dica de esporte: remo

Apesar de não ser novidade no mundo dos esportes, o remo tem sido bastante procurado por quem busca um hábito de vida saudável, além da boa forma. E se engana quem acha que essa prática só tonifica os músculos dos braços. Considerado uma das modalidades mais completas, o remo trabalha pernas, costas, glúteos e abdômen, ajuda na coordenação motora e apresenta baixo risco de lesões.


Praticado em embarcações estreitas, chamadas de skiff, os atletas sentam sobre bancos com as costas voltadas para a proa, usando braços, tronco e pernas para mover o barco mais depressa possível. O objetivo é atingir quatro metas: velocidade, agilidade, resistência e força. Pode ser realizado individualmente ou em equipe, em rios, lagoas ou raias construídas especialmente para essa finalidade. Atualmente já existe nas academias o remo indoor ou remoergômetro, aparelho que simula as mesmas funções desse esporte.


Não há restrições de idade, sexo ou preparo físico para executá-lo. O tempo de atividade varia de 20 minutos para iniciantes a 90 minutos, para remadores competitivos. O gasto calórico é de 400 a 800 calorias por hora, podendo chegar a três mil calorias em uma competição. O alongamento muscular é fundamental após a execução desse esporte. Já no primeiro mês é possível identificar a mudança de postura corporal. 


Para a saúde os benefícios são ainda mais estimulantes. O remo ajuda na redução de gordura, edemas, varizes, risco de trombose nas pernas, estresse, indisposição, cardiopatias, osteoporose, hipertensão arterial, deficiência respiratória, problemas de circulação, diabetes, alterações no colesterol, riscos de infartos e derrames cerebrais. Ao mesmo tempo, melhora o funcionamento dos sistemas imunológico e nervoso central, controla os níveis de açúcar no sangue, aumenta o fôlego, a flexibilidade corporal e a autoestima.


Conhecido e praticado em várias partes do mundo, no Brasil, o remo tem grande importância e, por isso, possui diferentes competições. Algumas delas são a Copa Norte-Nordeste, o Campeonato Brasileiro dividido em níveis Máster, Júnior e Sênior de Remo, o Campeonato Brasileiro de Para-Remo e os Jogos Olímpicos da Juventude.

No comments:

Post a Comment